Qualidade

Desde Setembro de 2004 que o Laboratório Mesquita & Damião e os seus vários departamentos estão certificados pelaBureau Veritas pela Norma NP EN ISO 9001:2008, e pelas Normas para Laboratórios Clínicos da Ordem dos Farmacêuticos - Edição N.º 2 Maio de 2003.

     

(clique nas imagens para visualizar os certificados)

Políticas da Qualidade:

O Objectivo destas normas é introduzir no Sistema da Qualidade do Laboratório uma série de requisitos que assegurem a fiabilidade da cadeia de procedimentos que incluam todas as fases do processo analítico. Desta forma, o Laboratório estabeleceu como "Politica e Objectivos Gerais da Qualidade" os seguintes pontos:

1. Cumprir na íntegra os requisitos do cliente e a melhorar continuamente a sua satisfação;
2. Sujeitar-se aos requisitos da NP EN ISO 9001:2008 e a melhorar continuamente a eficácia do S.G.Q.;
3. Rever e adequar os objectivos da qualidade no mínimo uma vez por ano e sempre que se justifique;
4. Cumprir a legislação e regulamentos em vigor, aplicáveis ao laboratório;
5. Motivar e incentivar os colaboradores a participar na manutenção e na melhoria constante do S.G.Q., numa conduta de respeito pelo ambiente.

Controlo Externo de Qualidade:

Como forma de garantir a qualidade dos resultados determinados, o Laboratório definiu procedimentos e implementou controlos de qualidade internos (CQI) e participa em programas de avaliação externa da qualidade: » PNQAE: Programa Nacional de Qualidade Externa do INSA (Ricardo Jorge), e
» RIQAS: Randox International Quality Assessment Scheme (o maior programa mundial de Controlo de Qualidade Externa)

O Laboratório Mesquita & Damião, Lda. aposta na evolução do sistema informático, como forma de automatização dos processos pré-analítico, analítico e pós-analítico, minimizando ao máximo o erro humano e permitindo a evidência de todas as operações realizadas.

 



DSC 0007 peq